O que é a Arquitetura?
O que é Arquitetura? A arquitetura é a forma de organizar um espaço no meio físico, ou seja, é ela quem vai ditar as distribuições dos espaços, contornos, materiais, etc… buscando organizar o ambiente de forma funcional e esteticamente coerente, seja em escala menor como, projetando mobiliários para um pequeno espaço, ou em escala maior, tendo como exemplo projetos urbanísticos que podem abranger uma cidade inteira.
De fato, a arquitetura está presente em muitos aspectos do dia a dia das pessoas ainda que, muitas não percebam a sua presença.
Quando falamos de arquitetura, o que vêm no imaginário são as grandes construções e monumentos, e nomes como por exemplo o de Oscar Niemeyer, famoso arquiteto brasileiro, e talvez por isso ela pareça algo muito distante, mas, se observamos com atenção, a arquitetura está em todo lugar o tempo todo!
É só pensar no dia a dia de uma pessoa comum.
Embora nem todos vivam em uma casa projetada por um arquiteto formal, essa casa foi pensada e projetada de alguma forma para abrigar aquela pessoa. Ela trabalha em um ambiente que foi projetado para este fim. As ruas pelas quais ela anda também foram pensadas para proporcionar o deslocamento diário que ela faz.
Arquitetura na prática.
Embora muitas vezes romantizada, a arquitetura real não é apenas uma expressão artística.
Ainda que tenha como matéria primordial a estética, deve presar pela firmeza, segurança, funcionalidade, entre outros, e tem como principal função suprir as necessidades do usuário.
Segundo uma descrição no site RevitaSIM “A principal função da arquitetura é transformar e projetar ambientes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam o espaço e manipulando o meio ambiente com responsabilidade”
Sendo assim, é possível concluir que a arquitetura foi feita para servir as pessoas.
Tipos de Arquitetura.
A arquitetura se divide em diferentes tipos, sendo alguns deles:
- Clássico
- Romântico
- Gótico
- Barroco
- Neoclássico
- Beaux Arts
- Art Noveau
- Art Déco
- Bauhaus
- entre outros;
No Brasil, os estilos mais conhecidos são: colonial, barroco, neoclássico, modernistas e contemporâneo.
Arquitetura no Brasil
Atualmente, no Brasil, para atuar como arquiteto, é necessário possuir formação no curso de Arquitetura e Urbanismo e registro no Concelho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
O profissional pode atuar como profissional autônomo ou como pessoa jurídica através de um CNPJ.
O que um arquiteto faz?
O arquiteto é o profissional responsável pelo projeto arquitetônico de uma construção e também responsável por fazer o acompanhamento da execução da obra.
No Brasil, obrigatoriamente, toda obra precisa ter um responsável técnico que a acompanhe e a ausência deste profissional pode ocasionar em multas e até embargo da obra.
Mas além da questão legal, um arquiteto pode trazer muitas vantagens para uma obra como por exemplo: planejamento financeiro e estratégico para a execução da obra, economia, valorização do imóvel, praticidade, funcionalidade, bem estar, entre tantos outros.
Ainda sobre as funções de um arquiteto, existem profissionais que preferem atuar de forma mais especializada buscando nichos dentro da própria arquitetura e seriam algumas dessas áreas:
- Paisagismo;
- Arquitetura de Interiores;
- Arquitetura residencial;
- Arquitetura corporativa;
- Arquitetura social;
- Arquitetura verde ou sustentável;
- etc;
Conclusão
Conforme diz o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a arquitetura serve para resolver problemas:
“Eu acho que a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas. Portanto, se você quiser dizer assim, que qualidade a arquitetura deve ter – imprescindível – se tivesse que dizer uma só qualidade, eu acho que ela deve ser ‘oportuna’. Estamos em cima desse planetinha, girando perdidos no universo. Agora, ninguém discute mais isso:”
A frase acima descrita, resume a idéia detalhada no decorrer deste artigo.
A arquitetura deve ser real, impactante e deve acima de tudo Servir ao seu usuário.